quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Sobre o desejo de ser outro.




Hoje eu queria ser outro.
Me projetar pra dentro de um espelho de armário daqueles que a gente colocava em banheiros guardando escova e pasta de dentes. 
Queria me olhar, mais que despedindo, me demitindo. 
Então, abrir a porta e encontrar dentro uma coleção de possibilidades. 

Outro pai e outra mãe. 
Outra localidade. 
Outra escola e outros amigos. 
Outra língua, talvez, com outro vocabulário
Eu queria ter outro começo, 
e trocaria até meu fim que ainda desconheço.

Variar os fracassos, diversificar as desilusões e trocar os traumas por outros, as cicatrizes de lugar. Pagaria o preço de me despedir de tudo que fosse bom em troca de algo que fosse distinto. Há um cansaço enorme de ser eu.

Hoje eu só queria que outra pessoa chorasse minhas lágrimas, respondesse meus questionamentos cortantes. Alguém que me defendesse de mim e dos demais. 
Alguém que fizesse o que eu não sei e dissesse o que eu não posso. 
Alguém que, mesmo sendo da exata mesma estatura que eu, alcançasse o que eu não alcanço. 
Queria que outra pessoa gritasse os gritos que eu carrego entalados. 


Hoje eu trocaria tudo por qualquer coisa que fosse outra.
No entanto, não há saída de mim.


Phelipe Ribeiro Veiga
Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2022. 21h08. 

Mas serenamente
Imita o Olimpo
No teu coração.
Os deuses são deuses
Porque não se pensam. (Fernando Pessoa)

Um comentário:

Beatriz Adrien disse...

Phe, compartilho o mesmo sentimento que você. Infinitas vezes, desejei morar em outro corpo, ser protagonista de outra história, com personagens e capítulos diferentes dos que vivi.
Mas, infelizmente não é possível. Então, o que me restou foi tentar dar novos significados as coisas imutáveis, e buscar aperfeiçoar a versão de mim que habitava, para quem sabe um dia eu pudesse gostar mais de quem sou. ( Continuo no processo)
Sei que é desafiador olhar com carinho para certos pedaços da nossa existência, porém é preciso, exaustivamente, tentar. É necessário se abraçar e se acolher, porquê no meio do mundo existe alguém chorando e lutando para ser no mínimo a metade do que somos.
Sinta orgulho do cara incrível que você é.
=)

" E se eu fosse o primeiro
A voltar pra mudar o que eu fiz
Quem então agora eu seria?"(Los Hermanos)

(...)

Eu vi uma casa se despir. Era uma despedida. Se despia dos quadros das paredes e exibia as marcas do tempo como um corpo que, após usar por ...