quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sobre o mar de Saquarema (Sobre Sônia).


Foto: Phelipe Veiga



Uma homenagem a mulher mais forte que conheço, que me lembra hoje não pela atitude crua, mas pela coragem de ser tudo de novo, a força que tem, e de onde a minha força vem!



Mar, devias Sônia te chamar! Porque hoje sei que também tive a quem puxar!
Porque conheço a rigidez do quebra-mar que há em mim.
Sei bem de onde vem essa força violenta por tomar a Vida por assalto. Sei bem de onde vem o meu silêncio que insiste em falar tão alto. 
Orgulho-me da minha raiz de mar, e recordando bem, lembro-me claramente que nos mares de Saquarema, foi você que me ensinou a nadar. Levantavas-me nas ondas, me ensinavas que não se corre delas, que por maiores que fossem deveria correr ao encontro delas. Ensinaste-me bem pequeno a dançar o balanço das ondas, e a pegá-las não nas mãos, mas no peito aberto. Ensinaste-me a amar o sol, ensinaste-me a respirar o ar puro de maresia. Mar a...mar, tu me ensinou na Vida a nadar. 
Sinto orgulho da mãe que tive e tenho, que me ensinou a após cada caixote sacudir a areia do cabelo e voltar pra lá, e sorrir de novo, e brincar de novo. Na praia de Saquarema, amigos um do outro e da praia, você me ensinou tudo. Hoje, quando dava por findado todo o ensino, mostraste-me que és sem enquanto, relembraste-me tanto. Nós que nos julgávamos tão diferentes, somos plantas das mesmas sementes.

Quando tudo mais não for, seremos ambos um vento gostoso a beira de praia qualquer, soprando os cabelos de mães e filhos que saberão, se há bem no mundo, perceber a beleza da viração. 

Mar, deverias Sônia te chamar, pois hoje percebo de fato, eu tive mesmo a quem puxar!


Phelipe Ribeiro Veiga
06 de Setembro de 2012 - 22:36


2 comentários:

Anônimo disse...

meu peixinho, voce é lindo, e como te amo. Diante da dureza da vida, que não nos permite como ver facilmente, vc me faz chora, um choro de amor, de orgulho, de paixaão pelo meu pequeno Édipo, que cresceu tão parecido comigo. Não deixe morrer a tua inspiração que vem de Deus. é dom de Deus, tudo que é bom , que faz bem, vem de Deus, é vc é o melhor presente de Deus na minha vida. Não deixe ninguem calar tua voz, teamooooooooooooooooooooooooooooooooooooo, obrigado por vc existir na minha vida.

Anônimo disse...

Lindo,Lindo.....
Apaixonante....

(...)

Eu vi uma casa se despir. Era uma despedida. Se despia dos quadros das paredes e exibia as marcas do tempo como um corpo que, após usar por ...