sexta-feira, 8 de março de 2013

Uma Reflexão sobre os "filhos de deus".



Tive por anos uma vivência cristã forte, e após alguns anos, não por decepções, apostatamento ou revolta, tornei-me agnóstico, encontrando neste posicionamento paz e uma felicidade mais produtiva. Todavia tudo que aprendi permanece de imenso valor, e baseio-me nesta vivência pra essa reflexão:

Havia um verso que me alfinetava pela poética na bíblia, que dizia que a criação tinha uma ardente expectativa pela manifestação dos filhos de deus, e que por essa expectativa gemia com dores de parto (Romanos 8; 19). 

Daí eu abro as notícias pelos últimos anos que por aqui estou e me deparo com os proclamados filhos do Divino. - Veja bem, longe de mim destituí-los, não caberia a mim - Mas me pergunto se o que eles chamam Deus os tomaria por filhos - Haja vista que eu jamais tomaria o que eles assim chamam, Deus.

Nós homens ainda estamos na primeira infância de qualquer forma realmente sustentável de civilização. Nos precipitamos sobre nós mesmos em prol de algum espaço, em meio a tantas leis e regras, para exercermos nosso prazer de forma legítima sem pôr a perder a própria civilização. Restringimos aos outros e a nós mesmos, como se a felicidade que eu não alcanço fosse proibida a qualquer um. 

Penso em Jesus, o profeta, o messias, o homem ou seja lá o que for. Ele viveu a fim de cumprir com profecias recitadas durante mais de 2 mil anos antes de ele por aqui pisar. A Palestina encontrava-se sob domínio romano, e muitos esperavam um messias que empunhasse espadas e libertasse o povo judeu (e desses havia muitos - e muitos os seguiram), o que de fato quanto a Jesus não aconteceu. Ele mandou que dessem a César o que era de direito. E hoje se embrenham os que se dizem seguidores de suas palavras em homéricas batalhas, afim de implantar o Reino de (seu) deus na terra a força.

Fico pensando que a bíblia diz que o Reino de Deus é paz, justiça e alegria (Romanos 14:17), e na estratégia que seus seguidores tem usado pra propagar esse reino, e na eficácia dela. A mesma bíblia diz que pelos frutos conheceríamos as árvores (Mateus 7:16), e os frutos desse filhos de deus e de seu deus expressam mais do que intenções, identidades. Afinal, o que querem? 

E a criação ainda geme... e continuará a gemer, porque os filhos de deus ainda estão pra nascer. Até lá boa sorte para nós!

Phelipe Ribeiro Veiga
08 de Março de 2013 - 21:56

"O que aí está a apodrecer a Vida, quando muito é estrume para o Futuro!" - Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

(...)

Eu vi uma casa se despir. Era uma despedida. Se despia dos quadros das paredes e exibia as marcas do tempo como um corpo que, após usar por ...